top of page

EQUIPE

COMITÊ ORGANIZADOR

Carlos Alberto Máximo Pimenta (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Geraldo Camilo da Silva (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

José Rogério Lopes (PPGCS-UNISINOS/RS)

Julia Costa Peinado (ADM – UNIFEI)

Lucas Peixoto de Lima (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Natácia Lamoglia de Souza (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Sabrina Morais Ferreira (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Silas Dorival de Oliveira (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Adilson da Silva Mello (UNIFEI/MG)

Adimilson Renato da Silva (UNISINOS/RS)

André Luiz da Silva (UNITAU/SP)

Breno Augusto Souto Maior Fontes (UFPE/PE)

Carlos Alberto Máximo Pimenta (UNIFEI/MG)

Carlos Alberto Steil (PPGAS-UFRGS/RS)

Carlos Alfredo Gadea Castro (PPGCS-UNISINOS/RS)

Carmen Lúcia Rodrigues Arruda (UNICAMP/SP)

Edson Silva de Farias (UNB)

Isabel Cristina de Moura Carvalho (PPGE-PUC/RS)

Jamile Borges da Silva (UFBA/BA)

Jorge Miklos (UNIP/SP)

José Márcio Pinto de Moura Barros (UEMG - PUC/MG)

José Rogério Lopes (UNISINOS/RS)

Klemens Augustinus Laschefski (UFMG/MG)

Lia Calabre de Azevedo (Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC/RJ)

Marco Aurélio Paz Tella (UFPB/PB)

Maria Helena Ferreira Penteado (Observatório sul-mineiro de políticas culturais/ MG)

Mauro Meirelles (UNISINOS/RS e UFRGS/RS)

Rogério Rodrigues (UNIFEI/MG)

Pesquisadores

 

Adilson da Silva Mello (UNIFEI)

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Itajubá e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Possui graduação em Filosofia, mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Áreas de interesse: Tecnologias e Sociedade; Trabalho; Cultura e Desenvolvimento. Coordenador do GEPE de Ciências Sociais e Desenvolvimento do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adimilson Renato da Silva (UNISINOS/RS)

Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012 e 2015). Atualmente é bolsista CAPES/PROSUP no Doutorado em Ciências Sociais-UNISINOS. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: devoções marianas, festas religiosas, corporeidade, políticas e patrimônios culturais.

 

 

 

 

 

 

 

André Luiz da Silva (UNITAU/SP)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências da Religião (2003) e doutorado em Ciências Sociais (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente efetivo

de sociologia, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporâneas e docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. É pesquisador colaborador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da PUC - SP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, e na área de Sociologia da Cultura. Pesquisa os seguintes temas: conflito simbólico, religiosidade, identidade, diversidade cultural, cultura popular, mediação cultural e políticas culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Breno Augusto Souto Maior Fontes (UFPE)

Professor Titular do Departamento de Sociologia da UFPE; concluiu o doutorado em Estudos das Sociedades Latino-Americanas na Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), em 1990. Tem Pós-Doutorado na Harvard University (1998-1999), na Université de Nanterre (2002 - 2003) e na Hamburg Universität (2010 - 2011). Iniciou sua carreira Acadêmica na Universidade Federal de Alagoas (1984-1994). É Professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 1994, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Publicou vários artigos em revistas especializadas e tem participado frequentemente de congressos no Brasil e no exterior. Tem também orientado alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado que executam atividades de pesquisa no NUCEM (Núcleo de Cidadania) do PPGS/UFPE, e no Grupo de Pesquisa sobre Redes e Poder Local, que coordena. Tem participado em projetos de pesquisa, com financiamento de agências nacionais ou internacionais. Participa de atividades de cooperação internacional em diversas Universidades. É membro de Conselhos Editoriais de revistas científicas e de Associações Profissionais, no país e no exterior. Atua na área de Sociologia construindo uma agenda de pesquisas sobre redes, sociabilidades e poder local; no âmbito desta agenda, tem realizado pesquisas nas áreas de saúde, movimentos sociais, ONGs, gestão urbana e participação popular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Alberto Máximo Pimenta (UNIFEI)

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté (1990 - UNITAU), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professor adjunto IV da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase aos temas da realidade brasileira, violência e violência urbana, desenvolvimento local e regional. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas sobre saberes, geração de renda, artesanato, artefatos nas diversas facetas entre o urbano e o rural, em regiões em processo de desenvolvimento no Brasil, da perspectiva do social e da cultura. Coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (GP-DTecS), no PPG DTecS, e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Desenvolvimento (NEID). Executa os projetos: (1) Indicativos de Desenvolvimento do Município de Itajubá, MG: Investimentos Públicos e Privados - Financiamento da Processo FAPEMIG - CSA APQ 02967-14; e, (2) Observatório de Desenvolvimento e Cultura - Financiamento Processo FAPEMIG PPM-00548-16 - Programa Pesquisador Mineiro. Colabora, de forma interdisciplinar, nos projetos de pesquisadores do PPG DTecS, bem como de pesquisadores nacionais e internacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Mestre em Teologia pela PUC/RJ (1984) e em Filosofia da Educação pela FGV/RJ (1990); doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1995). Realizou seu Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, San Diego UCSD (2006). Desde 1996, trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como professor do Departamento de Antropologia, lecionando nos cursos de Graduação em Ciências Sociais e de Pós-Graduação em Antropologia Social. É pesquisador do CNPq, coordenador do Núcleo de Cultura e Turismo (CulTus) e membro do Núcleo de Estudos da Religião (NER). Seu interesse de pesquisa se concentra nas áreas da antropologia da religião, da política e do turismo. Seu livro, O sertão das romarias: um estudo antropológico sobre o Santuário de Bom Jesus da Lapa, BA (1996), recebeu o prêmio Silvio Romero. É, ainda, autor de diversas coletâneas sobre temas de antropologia da religião e da política e de artigos publicados em periódicos científicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Alfredo Gadea Castro (UNISINOS)

Pós-doutorado na University of Miami (Center for Latin American Studies, USA, 2012). Professor Visitante na Universität Leipzig, Alemanha (DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, 2015-2016). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Realizou estudos e pesquisas doutorais no Ibero-Amerikanischen Institutes Berlin - IAI, Alemanha (Bolsa Ibero-Amerikanischen Institutes Berlin - IAI, 2003), e na Facultad de Ciencias Políticas y Sociales da Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM, México (Bolsa Secretaria de Relaciones Exteriores do Governo de México - SRE, 2002). Possui Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e é egresado do Instituto de Professores Artigas (1996, Uruguai) como Professor de História. Recebeu o Prêmio SOBER (Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural) como melhor dissertação de mestrado em Sociologia (Rio de Janeiro, 2000) e o Premio TEMAS de Ensayo 2001 (Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos, ICAIC, Havana, Cuba). Foi Editor da Revista Ciências Sociais Unisinos do ano 2006 até 2013, e Integrante do Conselho Universitário e da Cámara de Pós-graduação - CONSUN da Unisinos. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua principalmente nos temas: Teoria Social Contemporânea, Estudos Latino-americanos, Ações coletivas e Movimentos Sociais, Juventude e Cultura, Violência e Conflitos Urbanos e Estudos Étnico-Raciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carmen Lúcia Rodrigues Arruda (UNICAMP/SP)

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas - pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), mestrado em Gestão pela Qualidade (2004) e Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Estadual de Campinas, desenvolvendo a pesquisa: "Arte, trabalho e profissão docente: contradições nas relações de trabalho dos artistas na universidade pública". É diretora de Ação Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência em gestão e mediação cultural em instituições de ensino superior público. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em diferenciação sociocultural (Gepedisc), Unicamp, pesquisando sobre os seguintes temas: políticas culturais, ensino superior, trabalho artístico, arte, profissões, relações de gênero, economia cultural, relações de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edson Silva de Farias (UNB)

Pesquisador do CNPq. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2001). Pós-doutoramento pelo Colégio de México, onde esteve como pesquisador visitante (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura. Pesquisa cultura popular, memória, economia simbólica e consumo cultural e formação de subjetividades artísticas. Autor dos livros: Retas que prosseguem em curvas: Tensões nos usos do contexto metropolitano brasiliense; Faces Contemporâneas da Cultura Popular; Ócio e Negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil. Práticas Culturais nos Fluxos e Redes da Sociedade de Consumidores; O Mesmo e o Diverso: olhares sobre cultura, memória e desenvolvimento; O Desfile e a Cidade: o carnaval-espetáculo carioca. Lidera o Grupo de Pesquisa em Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD www.culturaememoria.com.br). Editor da revista Arquivos CMD (http://www.culturaememoria.com.br/revista/index.php/cmd).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Geraldo Camilo da Silva (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), especialização em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes - RJ (UCAM) e é mestrando em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). É pesquisador nas áreas de Desenvolvimento e Cultura, Gestão Pública e Políticas Culturais. Atualmente integra o Projeto Observatório de Desenvolvimento e Cultura - Financiamento Processo FAPEMIG PPM – 00548 - 16. Tem experiência nas áreas de Contabilidade Pública e das Organizações da Sociedade Civil, Gestão Pública e Políticas Culturais.

 

 

 

 

 

 

 

Isabel Cristina de Moura Carvalho (PUC/RS)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou seus estudos de pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), com apoio da CAPES, de fevereiro/2006 a fevereiro/2007. Nos anos 80 trabalhou como educadora ambiental no Instituto Florestal de São Paulo e no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nos anos 90 atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE (RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do RS. Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ1). É líder do Grupo de Pesquisa " SobreNaturezas: Epistemologias Ecológicas" e participa do Grupo de Pesquisa " Pesquisa em Educação: Ofício, artesanato e illusio" (ambos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). É autora de livros e artigos sobre ambiente, sociedade e educação. Atualmente Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jamile Borges da Silva (UFBA)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994), Bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (1996) Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - PÓSAFRO/UFBA. É Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia e Professora na pós-graduação em diversas instituições de Ensino Superior; Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - PÓSAFRO/UFBA para o biênio 2015-2017; Investigadora do Programa Interdisciplinario sobre Estudios Descoloniales (PIED) con sede en el Centro de Investigaciones Multidisciplinarias en Educación (CIMED) en la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Desenvolve pesquisa no Centro de Estudos Afro-Orientais /CEAO-UFBA. Desenvolve Pesquisa em colaboração com Professor Livio Sansoni e Valdemir Zamparonni no Programa Pró África/CNPQ. É Membro Permanente na Coordenação do Curso de Estudos Avançados Fábrica de Idéias -CEAO/UFBA/FORDSEPHIS. Desenvolve pesquisas na área de antropologia do mundo contemporâneo (África), antropologia e museus (formação e gestão de coleções; patrimonialização e musealização em contextos transculturais; projetos na área do patrimônio e museus digitais). Coordena o museu afrodigital-Bahia em parceria com a Biblioteca Nacional-RJ, UERJ, UFPE E UFMA, rede financiada pelo governo brasileiro, com apoio da capes. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Sociologia e Contemporaneidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, EaD, tecnologia, cibercultura, cidadania, etnicidade, Imagem e Memória; Africanidade e identidade cultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Miklos (UNIP/SP)

Graduado em História e Ciências Sociais. Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Comunicação (PUC-SP). Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Prof.ª. Dra. Raquel Paiva (bolsa CNPq, 2013-2014) e estágios de pesquisa - Vilém-Flusser-Archiv em Berlim (Auxílio FAPESP, 2013). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP-SP). Vice-Líder do MIRE - Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Política (UMESP-SP). Membro do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP). É autor dos livros: Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura (Ideias e Letras) e Cultura e Desenvolvimento Local: Ética e Comunicação Comunitária (Érica/Saraiva). Atualmente desenvolve Projeto de Pesquisa nomeado: ECOLOGIA DA COMUNICAÇÃO: ESTRATÉGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS DO IMAGINÁRIO NA RELIGIOSIDADE POPULAR.

 

 

 

 

 

 

 

José Márcio Pinto de Moura Barros (UEMG – PUC/MG)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas, além de integrar o corpo docente do Curso de Comunicação Social. Professor da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde integra o corpo docente do Mestrado em Artes e coordena a Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Cultural. Professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBa. Atua na área da Antropologia Urbana e da Comunicação, com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural, diversidade cultural e processos de mediação. É autor dentre outros trabalhos, do livro Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas e organizador dos livros Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica, As mediações da Cultura, publicado pela Editora PUC Minas, Pensar e Agir com a cultura, publicado pelo ODC e Federalismo e políticas culturais no Brasil e Dimensões e Desafios Políticos para a Diversidade Cultural, ambos publicados pela EDUFBa. Coordena o GP Observatório da Diversidade Cultural, integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT, coordena o Programa Pensar e Agir com a Cultura e integra a Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais.

 

 

 

 

 

 

 

José Rogério Lopes (UNISINOS/RS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), Mestrado (1991) e Doutorado (1997) em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, e Pós Doutorado em Antropologia na UFRGS. Atualmente é Professor Titular do PPG em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS, Professor do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins, Editor da Revista Ciências Sociais Unisinos e Coordenador do LaPCAB-Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, e em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, ação social, religiosidade popular, políticas culturais e patrimonialização cultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julia Costa Peinado (ADM – UNIFEI)

Cursando Administração na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2015), com experiência em processos de marketing na empresa Junior da Unifei. Atualmente compõem o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento (NEID), em que participa da pesquisa de campo no projeto "Observatório de Cultura e Desenvolvimento no Sul de Minas Gerais", bem como desenvolve o projeto de Iniciação Científica denominado "Indicativos de Desenvolvimento na Microrregião de Itajubá.

 

 

 

 

 

 

 

 

Klemens Augustinus Laschefski (UFMG)

Possui mestrado em Geografia - Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1992) e doutorado em Geografia - Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2002). Atualmente é professor associado com ênfase em Ecologia política na Universidade Federal de Minas Gerais (pesquisador do CNPq (PV Nível 2) 2013-2016). Anteriormente era professor efetivo para a área da Geografia Política e Agrária na Universidade Federal de Viçosa - UFV. Em 2007/2008 trabalhou como Pesquisador/Professor Visitante (Bolsista PV, FAPEMIG, Nível 2) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e de 2003 -2006 na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Bolsista PV, CNPq, Nível 2d). Tem experiência em mais variadas pesquisas com respeito ao Desenvolvimento Sustentável e ao Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, desenvolvimento sustentável nos espaços rurais e urbanos, certificação florestal, mechanismo do desenvolvimento limpo e políticas ambientais nacionais e internacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lia Calabre de Azevedo (Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC-RJ)

Graduada em História pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Pesquisadora Titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, coordenadora do setor de políticas culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (2003-2014). Professora do Mestrado Profissional Memória e Acervos da FCRB (PPGMA). Professora nos MBAs de Gestão Cultural e Produção Cultural. Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (2015-2016). Organizadora do Seminário Internacional de Políticas Culturais (desde 2010). Autora de livros, artigos e materiais didáticos, nacionais e internacionais, sobre políticas culturais. Tem experiência na área de políticas culturais, história cultural e política, com ênfase em Políticas Públicas de Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de cultura, política cultural, gestão cultural e história do rádio no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucas Peixoto de Lima (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bacharel em Sistemas da Informação pela UNIFEI. Desenvolveu como TCC um manual de boas práticas na gestão e produção de eventos culturais, baseado nos conhecimentos do PMBOK. Um sistema online baseado na web foi desenvolvido para acompanhar cada uma das etapas da gestão do evento. Tal sistema foi aceito e apresentado na Universidade de Coimbra, no 9º Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências e Comunicação. Atualmente o sistema encontra-se na fase de testes no projeto Corredor Cultural, uma iniciativa do FORPROEX SUDESTE que visa realizar a circulação de diversos grupos culturais entre as Instituições de Ensino Superior da região sudeste, trocando saberes e fazeres culturais.

 

 

 

 

 

 

Marco Aurélio Paz Tella (UFPB)

Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC/SP (1995), mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2006). É líder do Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas (Guetu) UFPB/Campus IV e membro do Núcleo e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFPB). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, relações étnico-raciais, cultura afro-brasileiro, segregação social e étnico-racial e memória. Atualmente é professor adjunto de antropologia urbana no curso de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte.

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Helena Ferreira Penteado (Observatório sul-mineiro de políticas culturais/ MG)

Formação em Ciências Administrativas. Integrante do Observatório Sul-Mineiro de Políticas Culturais. Faz parte da comissão organizadora do Café com Letras – Guaxupé (MG). É presidente fundadora da AGELE – Academia Guaxupeana Estudantil de Letras e Membro do GRABi – Grupo de Amigos da Biblioteca de Guaxupé. Porta voz do Coletivo Polígono Sul-mineiro do Livro nas questões relacionadas ao Observatório de Políticas Públicas Culturais junto à UNIFEI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mauro Meirelles (UNISINOS/RS e UFRGS/RS)

Doutor em Antropologia Social, Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente desenvolve atividades ligadas ao Laboratório Virtual e Interativo de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS) e ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais (LapCAB/Unisinos). Têm experiência na área de Educação e Antropologia, conta com pesquisa financiada pelo CNPq através do Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 em execução até o final do ano de 2018. Sua principal área de atuação reside na construção e produção de indicadores estatísticos e, também, na produção de materiais destinados a Educação a distância e a formação de licenciados em Ciências Sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moacir José dos Santos (UNITAU/SP)

Doutor (2006), mestre (2000) e graduado (1996) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com pós-doutorado (2015) pela Universidade do Minho (UMINHO). Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU) e do Centro Universitário Módulo. Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) e do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional (MPDR) da UNITAU. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Comunicação (NUPEC), membro do grupo de Avaliação e Diagnóstico do Desenvolvimento Regional e do Núcleo de Pesquisa em História da Universidade de Taubaté, grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atuou no Projeto Trilhas Culturais, atividade de extensão da UNITAU dedicada ao registro e pesquisa da cultura popular do Vale do Paraíba Paulista. Orientou 20 dissertações de mestrado e co-orientou 3 dissertações de mestrado, publicou 39 artigos em periódicos especializados, 5 livros e três capítulos de livro. Coordena o projeto de pesquisa " Desenvolvimento social e econômico: caracterização do capital social da população do município de Caraguatatuba/SP", investigação realizada com o apoio da FAPESP. Colabora com o desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Módulo, com atuação na seleção de trabalhos submetidos aos editais de seleção, orientação e incentivo à iniciação científica e lidera a linha de pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de História, com ênfase em política de desenvolvimento, comunicação e indústria cultural no Brasil, relações entre militares do Exército e Estado, cultura popular no Vale do Paraíba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monica Franchi Carniello (UNITAU)

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), pós-doutorado pela Universidade Metodista (2010) e pós-doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2015). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté, onde atua no Departamento de Comunicação Social, no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e no Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (FATEC). Foi pesquisadora bolsista da FUNADESP. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e desenvolvimento regional, capital social, comunicação e espaço urbano, comunicação pública e governamental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Natácia Lamoglia de Souza (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG DTecS) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), atuando nos seguintes temas: desenvolvimento, políticas públicas culturais e práticas organizativas. Integrante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento (NEID), vinculado ao Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão, Ciências Sociais e Desenvolvimento (GEPE Ciências Sociais e Desenvolvimento). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2015). Atuou como bolsista PIBIC/FAPEMIG e pesquisadora do grupo Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS/ UFLA).

 

 

 

 

 

 

 

 

Paolo Totaro (UFAL)

É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Atualmente é Professor Adjunto e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia - Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi pesquisador pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNISINOS para o desenvolvimento do projeto "Laboratório de políticas culturais e ambientais no Brasil: gestão e inovação", financiado pela CAPES/FAPERGS. Professor titular de Matemática Aplicada pelo Ministero Istruzione Università e Ricerca (MIUR) da Itália (1984-2004). Atua principalmente nas áreas seguintes: racionalidade moderna, cultura do consumo, epistemologia e metodologia quantitativa das ciências sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo Marques Leistner (UNISINOS/RS)

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014 - Bolsista CAPES). É Mestre em Ciências Sociais (2009 - Bolsista CAPES) e graduado em Comunicação Social (Hab. Publicidade e Propaganda - 2006) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lecionando na área de Sociologia e desenvolvendo pesquisas junto ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). Durante os anos de 2014 e 2016 foi bolsista de Pós-Doutorado em Ciências Sociais junto ao PPG CS da Unisinos, tendo realizando atividades de docência e atuado como pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais do Brasil (LAPCAB). Nessa instituição, também foi editor da Revista Ciências Sociais Unisinos. No ano de 2015 realizou trabalho de campo etnográfico em Cabo Verde, África, e em 2013 realizou pesquisas no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi vencedor do Prêmio Palmares de Dissertação - Concurso Nacional de Pesquisas sobre Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Tradicionais e Cultura Afro-Latina, ano de 2010, oferecido pela Fundação Cultural Palmares. Possui conhecimentos nas áreas de teoria social, antropologia urbana e antropologia das religiões, dedicando-se às seguintes temáticas: cultura e religiosidade afro-brasileira; interfaces entre os campos religioso e político; políticas do reconhecimento; identidades e sociabilidades; políticas culturais.

Rogério Rodrigues (UNIFEI/MG)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1987), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp (1997) e doutorado em Educação - Unicamp (2004). Atualmente é Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE (USP), Brasil e Docente Associado Nível III da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Área de interesse: Educação, Saúde e Trabalho.Tem experiência na área de Educação - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalha na linha de pesquisa: Fundamentos da Educação; Educação do corpo; Educação, Saúde e Trabalho. Desenvolveu os projetos intitulados: a) Clínica da Cultura - A educação e a crueldade: o ensino da barbárie tendo como base as práticas educativas instituídas no ambiente escolar (Projeto Fapemig Universal/2006 SHA 1929/06); b) Educação e Psicanálise As dinâmicas das práticas educativas e os mitos sobre as causas das dificuldades escolares: os problemas de aprendizagem (Projeto Fapemig Universal/2008 SHA - APQ-00070-08) e c) A educação entre as práticas e os discursos: a aprendizagem escolar e o processo de formação cultural do sujeito. (Projetos de Pesquisa em Educação Básica Acordo CAPES FAPEMIG/2013 APQ-03301-12).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosinei Batista Ribeiro (UNIFATEA/SP)

Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP (2011-2014). Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Teresa D`Ávila - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial - CSTGPI na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC - Unidade de Cruzeiro. Docente Permanente no Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - UNIFEI. Possui experiência nas atividades ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Engenharia de Materiais, Mecânica, Qualidade e Produção, com ênfase em Novos Materiais, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos, Processos de Fabricação, Corrosão, Caracterização Microestrutural e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabrina Morais Ferreira (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG DTecS) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Integrante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento (NEID).Vencedora do prêmio Talentos Senac (2013/2014) com o trabalho "Convergências: artesanato, design e a moda no Brasil". Bacharel em Design de Moda - Habilitação em Modelagem pelo Centro Universitário Senac (2013). Participou do Projeto Rondon (jan/2013). Pesquisou sobre Roupa Inclusiva como Iniciação Científica no Centro Universitário Senac (2010/2013).

 

 

 

 

 

 

 

 

Silas Dorival de Oliveira (PPG DTecS-UNIFEI/MG)

Possui graduação em História pela Universidade Norte do Paraná (2013). Atualmente é professor de Filosofia e Sociologia na Fundação Bradesco Itajubá MG e professor de história no Colégio Aquarela e no Colégio Anglo em Itajubá - MG. Mestrando em Desenvolvimento, tecnologias e sociedade - PPG-DTECS, da Universidade Federal de Itajubá. Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Desenvolvimento - NEID, vinculado ao Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão Ciências Sociais e Desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 

Viviane Guimarães Pereira (UNIFEI/MG)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutora em Administração na linha de Desenvolvimento, Gestão Social e Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (2012). Trabalhou como assessora técnica e política às organizações de trabalhadores rurais no sul e sudeste do Maranhão. No Vale do Jequitinhonha (MG) atuou como assessora aos atingidos por barragens e na articulação de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Atualmente é professora Adjunta II na Universidade Federal de Itajubá, onde leciona a disciplina de Economia para os cursos de engenharias. Participa do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS/UNIFEI), orientando alunos nos temas de agricultura familiar e desenvolvimento rural. Coordena o Núcleo Travessia - Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agricultura familiar, extensão rural.

131181483.jpg
bottom of page